Buscar
  • António Góis

O Que é a Escrita Criativa?

Afinal o que é a escrita criativa?

Escrita criativa é uma forma de elaborar textos que cativem o interesse do leitor e sejam capazes de fazê-lo ler um material do princípio ao fim.


O que é a escrita criativa?

A escrita criativa, ao contrário do que muita gente pensa, é uma habilidade que pode ser desenvolvida e colocada em prática por qualquer pessoa, desde que adote bons hábitos, treine a técnica e tenha um pouco de imaginação.


O mundo em que vivemos exige que trabalhemos com criatividade. Afinal, com o turbilhão de novas ideias e informações que recebemos a cada segundo, não é fácil competir. Então, o que podemos fazer para exercitar a criatividade e produzir uma escrita mais criativa?


Grande parte do sucesso de um texto está, sem dúvida, na sua planificação. Tal como um arquiteto não começa nenhuma obra sem a projetar primeiro, assim devemos proceder quando temos de escrever um texto, seja uma carta de apresentação, um e-mail profissional ou um livro.


Como estruturar

Definir o tipo de texto que se vai escrever e os seus objetivos em função do destinatário. Se o objetivo é fazer escrita criativa, crie. Seja imaginativo.


Estruturar o texto em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão e incluir em cada uma destas partes os tópicos selecionados.


Outra qualidade central de um texto é a sua coesão. Para que o seu texto seja uma unidade coesa e não um conjunto de frases soltas e “descosidas”, devemos recorrer à palavras que assegurem a articulação lógica entre as frases e os parágrafos. Essa articulação é conferida pelos articuladores discursivos, que são palavras que têm por função encadear as ideias de um texto, dando-lhe um fio condutor.


Utilize a redundância, mas com conta, peso e medida. Com efeito, a repetição de ideias é importante em muitas situações, para explicar melhor a ideia que se pretende transmitir; contudo, nem sempre deve ser utilizada ou, deve ser utilizada com moderação.


O que faz com que um texto se destaque é o estilo criativo do autor. É essencial que perceba e que tente colocar marcas de subjetividade nos textos que cria. Assim, quando consolidar o seu estilo, algumas pessoas serão capazes de ler o conteúdo e imediatamente associá-lo ao autor.

0 visualização
  • Facebook
  • Tumblr Social Icon
  • Pinterest

© 2020 por Escrita Criativa

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now