• Facebook
  • Tumblr Social Icon
  • Pinterest

© 2020 por Escrita Criativa

Buscar
  • António Góis

Como escrever um Ebook

Atualizado: Mar 15

Como escrever um Ebook?

como escrever um ebook

Em primeiro lugar deve pensar em qual será o objectivo do seu Ebook.


Pretende que os leitores ganhem interesse pelos seus produtos ou serviços e entrem em contacto com a sua empresa? Tenha os seus objectivos definidos durante o processo de criação para que o resultado final seja um sucesso.


Em que programa escrever o ebook?

Tanto o Word quanto o Pages (MAC) são os editores mais utilizados para a edição de texto.


Tamanho de página. Não existe uma regra rígida, apenas optamos pelo tamanho A4 para facilitar a impressão do material, caso o leitor deseje.


Qual o assunto do ebook? O seu ebook deve ir de encontro aos interesses do seu público alvo. Parece óbvio mas nem sempre isso acontece. Às vezes a pressa em produzir um ebook torna-se inimiga da perfeição. Não publique os conteúdos que já tem ou que consegue arranjar com facilidade. Publique os conteúdos que vão interessar ao seu público mesmo que isso implique alguma pesquisa extra.

Para chegar aos temas ideais, faça uma análise dos assuntos que mais comentários têm no seu site e blog (ou nos sites e blogs da concorrência). Depois disso, comece a avaliar o que deve incluir no ebook, começando por fazer estrutura do livro, com o respectivo sumário e índice.


Fase de escrita: Prepare um cronograma para a produção do ebook. Depois de ter a estrutura e o cronograma definido, comece a escrever o ebook. Lembre-se que é suposto que este livro seja lido no computador, sem necessidade de imprimir, por isso use as técnicas que já utiliza para a redação de textos para a Internet. O ideal é escrever cada capítulo como se fosse um post. E muito importante, não esqueça de usar o rodapé da folha do seu eBook para numerar as páginas e colocar o link do seu site.


Design:

Depois de ter os textos prontos, pense no design do ebook. Inclua fotos e outras imagens de qualidade para identificar visualmente os temas que está a expor e para aligeirar a leitura. Ao contrário dos livros tradicionais, aqui as imagens são muito bem vindas, principalmente por proporcionarem um descanso para os olhos. As imagens podem ser simplesmente aproveitadas dos seus próprios produtos ou serviços, ou de fontes externas.


Titulo: Titulo do ebook. Este ponto é particularmente importante. O título é o que vai suscitar o interesse (ou não) dos consumidores. Pense em algo objectivo mas criativo ao mesmo tempo.


Revisões: Reveja o conteúdo do seu ebook uma e outra vez antes de o colocar online. Depois de revisto, grave o ebook em PDF. Atenção que muitos dos softwares gratuitos apresentam problemas ao transformar o ebook em PDF e por isso deve conferir o resultado em diferentes sistemas operacionais. O seu ebook deve ser perfeito tanto para Windows como para Mac.


Agora que tem o seu ebook pronto, basta fazer o upload do mesmo para um servidor online e disponibilizar o link para download.


0 visualização
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now